Ronda Cidadão: Moradores do Dirceu em Teresina terão polícia em 5 min
Por ser a região de Teresina com maior número de habitantes e maior índice de criminalidade, o grande Dirceu foi escolhido pelo governador, Wilson Martins, para ser o primeiro bairro da capital a receber o programa Ronda Cidadão.
A partir de hoje 200 soldados treinados irão fazer a segurança de mais 200 mil pessoas que moram nos 40 bairros da zona sudeste de Teresina. A assinatura da implantação do programa foi realizada no inicio da tarde desta terça-feira (22) na Praça Cultural do Dirceu.
Segundo, Major Sá, em menos de cinco minutos uma pessoa vitima de assalto terá atendimento policial. “As oito viaturas que serão utilizadas inicialmente já estão recebendo uma estrutura especial, com rádios digitais criptografados, que impossibilita que informações sigilosas sejam divulgadas; e computadores de última geração; além disso, todos os carros do projeto receberão câmeras na frente e atrás que armazenarão imagens de dia e de noite por 30 dias. No caso de alguma ocorrência ou incidente, as imagens serão analisadas pela Central de Operações que irá arquivar para uma avaliação mais criteriosa. Em poucos minutos a população será atendida.”.
Para o governador, Wilson Martins o programa ronda cidadão será o carro chefe do seu governo, assim como a ampliação do metrô de Teresina até a cidade de Timon no Maranhão. “Na primeira etapa serão investidos de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões em segurança, quando solicitei o projeto perdi que não fossem poupados recursos. Mas assim como na segurança, precisamos melhora na área da saúde”., disse governador.
A região do Dirceu será dividida em nove quadrantes numa extensão de 2 a 4 quilômetros quadrados que contará com uma viatura, armas, telefone e equipes de policiais exclusivos que atenderão àquela área.
Depois da implantação em Teresina, cidades piauienses com mais de 40.000 habitantes receberão o Programa Ronda Cidadão. Cidades menores terão um programa semelhante de polícia comunitária.